8 de agosto de 2007

LHC - A busca pelo Bóson de Higgs


Dia 26 de Novembro de 2007 será fabuloso para a ciência.Será o dia em que o Large Hadron Collider (LHC) ou Grande Colisor de Hádrons será ligado.

O que vem a ser um colisor de partículas ?

Um colisor de partículas é um aparelho onde partículas atômicas são aceleradas a altas velocidades e... colidem.Colindindo com grande energia,elas se quebram em pedaços menores,revelando as estruturas subatômicas da matéria.Existem vários colisores,como os cíclotrons e o atual maior colisor do mundo,o Tevatron,que é um síncrotron.
Atualmente,existem três tipos de partículas : os fótons,que tem massa de repouso nula,os léptons,que têm massa inferior a dos hádrons,e finalmente os hádrons,que se dividem em mésons e bárions.Alguns exemplos de léptons seriam os elétrons e os múons,de hádrons seriam os prótons e nêutrons e de fóton seria a luz.Algumas partículas,como os quarks,que compõem os prótons e os nêutrons,foram descobertas em aceleradores de partículas.

Como é o LHC ?

O LHC é um colisor de 27 quilômetros de extensão,que se localiza no subsolo e pertence ao CERN (Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear).O seu principal objetivo será a constatação do tão procurado Bóson de Higgs,e para isso acelerará prótons a velocidades quase como a da luz e os colidirá,esperando observar alguma evidência deste.


Uma das mais interessantes teorias que o LHC irá testar será a do físico Professor Peter Higgs.As diferentes partículas fundamentais que conhecemos têm massas diferentes,enquanto que partículas que compõem a luz (fótons) não possuem massa.A teoria de Peter é uma explicação do porquê isto é assim e o LHC irá nos ajudar a testar a teoria.Muitas das grandes questões a respeito do universo que o LHC poderá nos responder,podem ser encontradas aqui.

Fonte : Página oficial do LHC

A teoria de Higgs e o Bóson de Higgs

O Bóson de Higgs,ou 'Partícula de Deus',como popularmente chamam,seria o responsável por 'dar matéria' às coisas.Macroscopicamente falando,sabemos o que é matéria.Basta chutar uma pedra bem grande e veremos o que é a matéria,e o efeito que ela tem sobre nós,mas subatomicamente falando,não sabemos o que vem a ser 'massa',de onde vem essa 'coisa física' que podemos tocar.Higgs seria a peça-chave para completar o Modelo Padrão,que é o modelo usado para explicar o funcionamento das coisas.Para isso,quatro detectores estão acoplados ao LHC e serão eles os responsáveis por tentar achar alguma assinatura do Higgs,quando os prótons colidirem a altíssimas energias,recriando os primeiros instantes logo após o Big Bang,que deu origem ao nosso universo.

Durante as pesquisas,acabei encontrando esta,digamos,coisa peculiar :

A partícula de Deus: Bóson ou Bíon?


João Suassuna - Engº Agrônomo e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco


[...]

Por outro lado, Dr. Marcos Vilar Suassuna, conceituado médico pediatra do Recife, paraibano, afastado hoje das atividades médicas, tem demonstrado enorme fascínio pela Biologia, campo no qual exercita suas reflexões na linha de uma verdadeira Antropologia Filosófica. No seu livro "O Bíon, a Quinta Força e Eu", publicado pela Editora Universitária da Universidade Federal de Pernambuco, em 1992, portanto quase uma década antes da aparição do Bóson, afirmou, ao tratar da evolução das espécies, existir um fenômeno de mutações coletivas e não em um só indivíduo, resultado de uma grande alteração cósmica, com a chegada de enormes quantidades de partículas, as quais denominou de Bíons, causando aristogênese e megamutações em todas as espécies, sendo essa a principal razão do início súbito do Homo sapiens na face da terra, há muito mais tempo do que os cientistas imaginavam anteriormente (a prova disso foi o crânio de um hominídeo, com 7 milhões de anos, encontrado recentemente no norte da África, batizado de Sahelanthropus tchadensis e apelidado Toumai). Segundo Dr. Marcos, que não fez uso de aceleradores de partículas, a Biologia está repleta de fatos maravilhosos, sendo o homem o singularíssimo resultado de um plano cuidadosamente elaborado e seu futuro está cheio de belas e novas possibilidades, pois continuará a evoluir, regido pela força dos Bíons.

Se nos perguntarem em qual das duas partículas acreditar, aquele Bóson de Higgs, que irá resultar em um mundo totalmente novo para a física ou o Bíon de Dr. Marcos, que certamente irá revolucionar a biologia, estaremos inclinados a aceitar a segunda alternativa, pois não iremos tratar das questões do Universo através de parâmetros do vácuo frio e invisível que o permeia, e, sim, de um alento, de uma tentativa de esclarecimento de quem somos e para onde vamos. O Bion de Dr. Marcos nos parece revelar um verdadeiro sopro de vida.


Interessante nome para um livro.O que vem a ser 'a Quinta Força' ?
Mutações coletivas causadas por Bíons ?
Aristogênese e megamutações ?
É incrível como nem os pesquisadores,biólogos,afirmam que Toumai realmente é um antepassado dos hominídeos mas o pediatra Marcos escreve um livro já afirmando tal coisa.
Eu só gostaria de saber quais evidências ele tem desses Bíons.Eu nunca ouvi falar.Como foi que ele os descobriu? Lendo livros de biologia é que não deve ter sido.
O último parágrafo é um espetáculo a parte."Não iremos tratar das questões do Universo através de parâmetros do vácuo frio e invisível".Realmente,depois desta descrição,me sinto inclinado a acreditar no Dr. Marcos.Talvez ele deva fundar uma religião também,a dos Bíons Abençoados.

Para mais informações a respeito do Bóson de Higgs,do LHC entre outras,deixo aqui três vídeos,em sequência,de um documentário mostrando o LHC e os cientistas que trabalham no projeto falando.


Parte 1



Parte 2



Parte 3




Até mais.

2 comentários:

Renan disse...

Ei...

Muito bom seu blog... vou colocar um link para cá lá no Imposturas Científicas.

Boa Sorte!

Anônimo disse...

Cada ser humano capaz de usar seu cérebro pode externar sua ideias.
O dr. Suassuna simplesmente formaliza suas concepções a partir de critérios formalizados pela experiência e pelas observações da natureza – camminho percorrido por todos que formaram seus nomes na ciência. Seus comentários são excepcionalmente carregados de inteligência, pois leigos bem informados , que não precisam de guias e nem de Bíblias, conseguem acompanhá-los e entender como a verdade é prontamente manipulável.
Na verdade o Homem não sabe nada de sua origem, mas com a leitura de "O Bíon, a ..." encontramos uma mente absurdamente inteligível e descaradamente comprometida com o que possa vir a ser um caminho para uma nova visão de nossa evolução.
Aconselho a leitura, é uma forma bem "hippie" de despertar a curiosidade dos temas abordados.
"A hipocrisia é a arte de induzir à unanimidade".E como dizia o Homem sábio, "toda inanimidade é medíocre".

Meu Perfil no Orkut
Meu email : diegovelloso@ig.com.br
CeticismoAberto
CeticismoAberto Notícias
100nexos
Imposturas Científicas
Ceticismo,Ciência e Tecnologia
Projeto Ockham
O Dragão da Garagem
Ateus.net
Marcianitos Verdes
MeioBit
Inovação Tecnológica