6 de setembro de 2007

O engano do Evolucionismo?


A cada dia que passa,fico chocado com a quantidade de (des)informação que circula pela internet.Ela pode ser tanto uma fonte rica de informação como o contrário.Esses dias,visitando o Imposturas Científicas e vendo o artigo sobre a Garrafa da Pareidolia,confesso,fiquei chocado.O quão danoso aquilo pode ser para a mente de uma pessoa que é totalmente desprovida de um senso crítico? Não é a toa que,pelo o que me parece,o número de misticóides cresce a cada dia.Isso me fez lembrar um vídeo que eu tinha assistido certa vez,sobre o evolucionismo.Um amigo criou criou um tópico sobre esse vídeo,na comunidade onde participo,então eu pude 'desfrutar' de mais 6 minutos de desinformação na sua forma mais pura.Primeiro,eu peço para que assista o vídeo,e depois leia os meus esclarecimentos sobre as inverdades ditas no vídeo.Prepare a pipoca e choque-se...


Vou utilizar o método de copiar uma alegação do vídeo e refutá-la logo abaixo.Para ter certeza de que eu não deturpo a afirmação do vídeo,leia a afirmação e assista ao vídeo novamente até a parte onde ela é dita.Bom,vamos lá :

Darwin sugeriu que todos os seres vivos da natureza se originaram por mero acaso

Não,Darwin não sugeriu isso.Darwin sugeriu que,ATRAVÉS DA SELEÇÃO NATURAL,os seres vivos na natureza se diferenciam e novas espécies surgem.O que é acaso dentro do processo evolucionista são as mutações,mas é importante lembrar que Darwin não tinha conhecimento sobre genética,porque o trabalho de Mendel com suas ervilhas só veio a ser seriamente debatido anos mais tarde.Darwin então trabalhava com aquilo que ele podia ver,que era apenas o indivíduo em si.A genética adentrou a teoria evolucionista décadas mais tarde,com a criação do Neodarwinismo.Com a ajuda dos genes,ficou muito mais fácil entender o processo evolutivo.
A respeito das mutações,é mais do que comprovado que elas ocorrem,e ao acaso.Basta saber da existência de uma pessoa com um câncer,que nada mais é do que uma mutação em alguma célula,que cresce muito e provoca danos ao organismo.As mutações,apesar de aleatórias,acontecem muitas vezes quando lidamos com uma espécie como um todo.Por exemplo,existem,aproximadamente,6 bilhões de seres humanos na Terra.A cada segundo nasce mais um ser humano.Mesmo que a probabilidade de uma mutação ocorrer fosse de 0,1%,ainda assim ela ocorreria muitas vezes.Com as mutações gênicas como nossas aliadas,fica fácil entender a diversidade de espécies existentes,lembrando sempre que as mutações em sua maioria são maléficas,ou seja,não apresentam ganho nenhum em questões de sobrevivência para uma espécie,como é o caso do câncer,mas como elas podem ocorrer em um grande número,é muito plausível que mutações benéficas ocorram.

As modernas descobertas científicas,porém,demoliram as alegações de Darwin

Tipo quais?
Fica difícil argumentar contra quando nem sabemos do que o vídeo está falando.Até onde vai o meu medíocre conhecimento,nenhuma descoberta científica vai de encontro a teoria evolucionista,muito pelo contrário,cada dia mais novos fatores que corroboram com o evolucionismo aparecem.

A paleontologia,ciência que estuda os fósseis,mostra que grupos diferentes de espécies vivas apareceram na Terra de repente

Mais uma inverdade ridícula.Quais espécies? Assim fica difícil levar uma coisa dessas a sério!

A anatomia e a bioquímica têm mostrado que existem estruturas muito complexas nos seres vivos e que eles não poderiam ter aparecido por acaso

Mais uma vez,uma péssima escolha de palavras.'Aparecidos ao acaso' é uma construção que não tem lugar na teoria evolucionista.Isso só me deixa com duas possibilidades : ou quem fez esse vídeo não sabe absolutamente nada sobre teoria da evolução,ou sabe mas ignora,com o intuito de desinformar.
Afirmar que estruturas muito complexas não podem ter sido originadas por mutações e seleção natural é uma coisa totalmente sem fundamento.Essa afirmação se baseia em que? Se for para apresentar argumentos assim,eu falo que estruturas complexas podem sim existir por causa da evolução e empatamos.

Estudos biológicos têm revelado que não existem na natureza,os mecanismos que são alegados para a transformação de uma espécie em outra

Mais uma (já estou ficando cansado) afirmação ridícula e baseada em nada.Os mecanismos responsáveis (isolamento geográfico,mutações,seleção das mutações benéficas,aparecimento de uma subespécie e,por fim,isolamente reprodutivo) são sim verdadeiros,e comprovados.
Como explicar tantas subespécies de cães? Deus gosta muito de cachorros e resolveu criar um monte de raças diferentes?
Para não extender muito esse post,vou deixar aqui alguns links que trazem todo o mecanismo de especiação bem explicado :

O surgimento de novas espécies
Evolução das espécies - Prof. Cynara
A evolução Biológica

Tem bastante material aí.Vamos partir para a próxima afirmação

O darwinismo hoje é uma teoria cientificamente em colapso

Novamente,repito : com base em que é dito isso?
Provavelmente,uma pessoa que não tem um conhecimento sobre biologia ou ciências em geral,acreditaria,sem o menor senso crítico,e sairia por aí falando essas bobagens.
Adentrando agora na parte relativa ao instinto

Um animal sem um impulso necessário seria incapaz de sobreviver.Um recém nascido que não possue o instinto de sugar o leite da sua mãe,não viveria

Eu acho que é aí que entra a questão da seleção natural.Eu não tenho muita base psicológica nem sociológica pra falar sobre isso,e ainda não tive a oportunidade de ler o livro de Darwin (a fila de livros esperando pra serem lidos está grande),mas vou deixar minha humilde opinião.Partindo da premissa que a evolução acontece aos poucos e no início tínhamos apenas animais muitos simples,com o surgimento da predação,quando um ser começou a se alimentar do outro para fins de obter energia,apenas os seres primitivos que começaram a 'ter medo' de seus predatores foram fugindo,conseguindo deixar descendentes.Talvez esse 'medo' tenha alguma base gênica,talvez exista o 'gene do medo',que proporcione a presa o medo do predador,mas eu não posso fazer qualquer afirmativa sobre isso por desconhecimento sobre essa mecanismo.De qualquer forma,irei pesquisar mais para me informar.
A respeito de Darwin ter escrito em seu livro que isso era suficiente para derrubar sua teoria,eu acho que o vídeo mostra isso como algo tipo : 'O próprio criador da teoria não sabe do que tá falando'.Eu acho que é bastante claro na mente das pessoas que a ciência não trabalha com dogmatismos.Teorias são refutadas e descartas aos montes,todos os dias.Uma das partes do processo de criação de teorias é pensar em formas de falseá-las.Quanto mais imune as tentativas de refutação,mais uma teoria tende a ser aceita como certa.Diferentemente da religião,que trabalha com os mesmos dogmas desde o seu advento.

É realmente impossível para os evolucionistas explicarem como surgiu o instinto,porque sua origem não são as coincidências,como eles pensam,mas sim,a inspiração que deus dá ao seres vivos

Temos aqui,nas últimas frases do vídeo,mais um jogo mau feito de palavras ('sua origem não são as coincidências') e,o que na minha opinião é,a prova final de que esse é apenas um daqueles vídeos de criacionistas do tipo : VAMOS ATACAR AS OUTRAS TEORIAS,PORQUE ASSIM A NOSSA VAI SER CADA VEZ MAIS CERTA.É triste que pensam assim,em vez de procurarem argumentos que sustentem suas teorias,eles apenas criticam as outras,e de forma totalmente mentirosa,porque se ainda fossem críticas construtivas,estariam ajudando para o crescimento e evolução da teoria.

Bom,após este show de besteiras criacionistas,que,a propósito,parecem ter sido besteiras conscientes,já que a possibilidade de comentar sobre o vídeo foi desabilitada por quem upou o vídeo no youtube,talvez porque sabiam que apareceriam argumentos sólidos contrários,espero que uma cintilante fagulha de criticismo comece a brotar na cabeça das pessoas.

Nenhum comentário:

Meu Perfil no Orkut
Meu email : diegovelloso@ig.com.br
CeticismoAberto
CeticismoAberto Notícias
100nexos
Imposturas Científicas
Ceticismo,Ciência e Tecnologia
Projeto Ockham
O Dragão da Garagem
Ateus.net
Marcianitos Verdes
MeioBit
Inovação Tecnológica