9 de setembro de 2007

A boa e velha Pareidolia Marciana


Lembram-se da primeira foto que,para alguns,provava que havia vida inteligente em Marte?



Quem sabe o que é pareidolia (aqui e aqui tem mais explicações) sabe que ela é responsável pelo avistamento de imagens de santas em troncos de árvores,em manchas na janela,ou jesus em uma cerca.E não é diferente com as superfícies montanhosas de Marte.
Neste tópico,na comunidade do Orkut que eu freqüento,um amigo da comunidade organizou outras fotos parecidas com a do rosto em Marte,onde a pareidolia reina soberana! Trago aqui algumas das fotos para uma análise superficial:


Essa é uma foto do crânio em Marte! Parece mais um crânio alienígena! É bem interessante,porém,na minha opinião,não passa de pareidolia.Temos a tendência de reconhecer padrões em imagens aleatórias,é o padrão mais comum é de rostos.Os 'olhos' do crânio parecem apenas sombras e não buracos que acomodariam os olhos! Na mesma linha do crânio,do lado direito,eu reconheço uma capivara na pedra,olhando ameaçadoramente para frente!


Estas seriam ruínas em Marte,como as de Machu Picchu,no Peru.Eu gostei do "algumas pessoas insistem em dizer que tudo não passa de formações naturais" da legenda! Bom,tudo não passa de formações naturais!


Aqui vemos algumas formações em Marte que 'parecem' com alguns Crop Circles aqui da Terra.Eu não vejo semelhança nenhuma.Alguém vê?


Essa aqui seria um fóssil de algum animal pré-histórico,parecido com um animal da Terra.Lembrando que fósseis não são encontrados por aí na superfície do solo.A menos que esse animal tenha morrido há uns 2 anos e seu processo de decomposição tenha sido absurdamente acelerado,esse fóssil deveria estar coberto por uma grande camada de areia,ainda mais porque em Marte tempestades de areia são comuns.Fora os 'olhos',não vejo semelhança nenhuma com um fóssil.Pra mim,não passa de uma pedra com uma sombra que parece um buraco de olho!


Esse seria um fofo coelhinho brincando pelas dunas marcianas.Essa é uma prova de que a pareidolia impera.Sabemos que é impossível que um coelho estivesse no meio de um deserto marciano,quando a temperatura ultrapassa 100°C,mas essa foto realmente parece um coelho,da mesma forma que as outras parecem rostos,construções alienígenas e fósseis de animais pré-históricos.Detalhe da legenda : "Foi uma brincadeira dos ETs?"


Por fim,as 'bolinhas azuis de Marte'.Quais seriam as bolinhas azuis? As da esquerda ou da direita? As da esquerdas não me parecem azuis,talvez eu seja daltônico,e as da direita me parecem apenas alguns erros de coloração as fotos digitais,da mesma forma que temos outras cores na foto,como verde e vermelho!

Acredito que seja impossível que não haja vida inteligente fora do nosso planeta,mas daí a achar que em Marte haja me parece muita inocência!

2 comentários:

Renan disse...

Como você pode deixar faltar a foto da superfície de marte que que aparece uma cratera em forma de smiley? Procura no google ou no APOD

Rodrigo Dias disse...

Essas "bolinhas azuis" nada mais é que um processo que os caras fazem na imagem para que ela possa ser vista em 3D. Arruma aí aqueles óculos com uma lente vermelha e outra azul que você vai ver. É um barato! Olha aqui um outro exemplo:
http://www.deck16.com.br/files/Image/3d_virtualien_anaglyph.jpg

Meu Perfil no Orkut
Meu email : diegovelloso@ig.com.br
CeticismoAberto
CeticismoAberto Notícias
100nexos
Imposturas Científicas
Ceticismo,Ciência e Tecnologia
Projeto Ockham
O Dragão da Garagem
Ateus.net
Marcianitos Verdes
MeioBit
Inovação Tecnológica