1 de outubro de 2007

Peritos afirmam : Jucelino falsifica suas cartas!


Foto retirada do site Projeto Ockham

Jucelino da Luz de Nóbrega, o vidente brasileiro.Já escrevi um artigo sobre ele aqui.Eu estava na 'contagem regressiva' para o dia 28 de Outubro, dia em que caíria mais um avião no Brasil, fato previsto por Jucelino com muita antecedência.Mas acho que a profecia não irá se concretizar.Porque? Porque Jucelino, afirmam os especialistas, não passa de um charlatão que falsifica suas cartas!
Ontem, no Fantástico, programa exibido pela Rede Globo, passou uma reportagem abordando este homem que se diz vidente.
Com o número de pessoas, que passaram a acreditar nas profeciais de Jucelino, crescendo, o Fantástico resolveu investigá-lo.

Em primeiro lugar, as cartas que Jucelino exibe não resistem aos exames dos peritos.
“Ele gosta de botar um monte de carimbo. E com certeza está levando a erro o incauto, achando que ele realmente previu alguma coisa”, avalia o perito grafotécnico Orlando Gonzales Garcia.
Jucelino apresenta avisos de recebimento do correio para argumentar que de fato envia as cartas. Mas nada garante que dentro dos envelopes estejam suas profecias.
Veja o exemplo de uma carta que Jucelino diz ter endereçado a Marta Suplicy quando ela era prefeita de São Paulo: tem data de 2004 e fala da cratera que viria a se abrir no metrô de São Paulo três anos mais tarde, em 12 de janeiro de 2007. Mas repare no registro da carta.
“Esse registro que existe nesse documento não comprova nada, muito pelo contrário, ele é posterior, 10 dias após o acidente”.
Os peritos acharam outros absurdos: uma carta manuscrita, endereçada à TAM e também cheia de carimbos, aparece como tendo sido escrita no mesmo dia em dois lugares diferentes: acima, está Águas de Lindóia, São Paulo, onde Jucelino mora. E na assinatura, Pouso Alegre, Minas Gerais, onde Jucelino já morou.
No miolo dessa carta, os peritos encontraram indícios de que partes do texto foram enxertadas depois que a firma foi reconhecida.
“Um documento que sofreu um acréscimo é um documento ilegítimo, certo?”, observa a perita grafotécnica Maria Regina Hellmeister Garcia.
“Nós podemos classificar como falsificações grosseiras essas cartas”, diz Orlando.

Esses erros já haviam sido apontados por diversos blogs,como o Ceticismo Aberto News,o Linha Cética e o Imposturas Científicas.

Próxima pergunta: e os destinatários? Será que eles receberam as cartas do vidente? A resposta é não.
A embaixada americana em Brasília e a direção da TAM em São Paulo dizem que não receberam qualquer carta com premonições de Jucelino.
A hoje ministra do Turismo, Marta Suplicy, também não recebeu, nem seus assessores na época da prefeitura de São Paulo.
Ana Maria Braga já conversou no ar com Jucelino sobre uma carta em que o vidente alertava sobre problemas de saúde. A apresentadora enfrentou um câncer. Mas não lembra da tal carta.
“Eu não tive oportunidade nem de receber sua carta que está aqui na página 130 do seu livro”, disse Ana Maria Braga em seu programa.

Esta foi a tirada de mestre : perguntar para os destinatários se eles haviam recebido as cartas.Bingo!

Jucelino não é Deus, mas recentemente começou a dar atendimento espiritual. Uma câmera escondida mostra o que pode ocorrer a um cliente do professor, nesta casa na Vila Maria, onde atende quando está em São Paulo.

Inclusive, ele cobra para isso, apesar de dizer que o pagamento 'não é obrigatório', é apenas uma doação!

O Fantástico apurou que o professor Jucelino está sendo investigado pela Polícia Federal. Ele é suspeito de falsificar documentos do gabinete da presidência da República para forjar suas profecias. Se depender das autoridades, as previsões para Jucelino não são boas.

Todas as informações acima foram retiradas do site do Fantástico, que disponibiliza a reportagem escrita, juntamente com o vídeo, ambos podem ser conferidos aqui.Há muito mais informação no site, inclusive uma câmera escondida feita pelo Fantástico, onde uma repórter foi se consultar com Jucelino.Vale a conferida.

O Jornal Expresso, do Rio de Janeiro, também fez uma matéria de capa sobre o caso.Jucelino indica um homem, chamado João Oreste Cafarelli, para realizar trabalhos espirituais.A consulta pode variar de R$ 300,00 a mais de R$ 2.000,00.
Uma rápida passada em seu site indica que ele e sua assessoria jurídica ainda não deram uma resposta sobre o ocorrido.
Quem sabe com todas essas informações sua fama não fique, finalmente, manchada.Apesar de que isto não é garantia de nada, já que o que mais vemos são charlatões desmascarados que somem por um tempinho e depois voltam a praticar seus crimes normalmente.A memória do povo é, realmente, muito curta!

Nenhum comentário:

Meu Perfil no Orkut
Meu email : diegovelloso@ig.com.br
CeticismoAberto
CeticismoAberto Notícias
100nexos
Imposturas Científicas
Ceticismo,Ciência e Tecnologia
Projeto Ockham
O Dragão da Garagem
Ateus.net
Marcianitos Verdes
MeioBit
Inovação Tecnológica